Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Rondônia se destaca no Prêmio Excelência em Competitividade ficando em 1º lugar

Por Orondoniense, 22/09/2017 13h37
 (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria

De 100 projetos de todas as 5 regiões do Brasil, foram selecionados 6 e Rondônia, junto com Paraná e Pernambuco ficou na 1ª colocação.
O Estado de Rondônia acabou ficando em 1º lugar no Prêmio Excelência em Competitividade – Destaque Boas Práticas, com o “Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável (PDES)”. A premiação ocorreu na quarta-feira (20), em São Paulo, e o governador Confúcio Moura participou, prestigiando o momento recebendo em mãos o troféu e agradecendo o notável reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no Estado.
Para o governador Confúcio Moura o prêmio é o resultado do trabalho dos técnicos do governo, que durante quatro anos desenvolveram grande esforço na formulação das propostas da minuta do Plano, discutindo com toda sociedade por meio de audiências públicas, demonstrando e recolhendo sugestões que tornaram o PDES não só numa estrutura de planejamento, mas num modelo de gestão que vai atravessar os próximos 15 anos, garantindo o desenvolvimento sustentável de Rondônia até o ano de 2030, sem sofrer interrupção e com todo zelo com os recursos naturais, a biodiversidade e com o meio ambiente em geral.
Além do governador Confúcio Moura, a comitiva do Estado de Rondônia que esteve presente ao evento foi composta pelo chefe da Casa Civl, Emerson Castro, Ronaldo Sawada Viegas, diretor Executivo da Diretoria Executiva da Tecnologia da Informação e Comunicação – DETIC, e o secretário estadual de planejamento, orçamento e gestão, George Alessandro Gonçalves Braga.
De 100 projetos de todas as 5 regiões do Brasil, foram selecionados 6 e Rondônia, junto com Paraná e Pernambuco ficou na 1ª colocação. Na verdade, foi o único estado a ter dois projetos classificados na final, destacando também o seu moderno projeto de rede de fibra ótica de conectividade de alta velocidade, o Infovia, que, por conseguinte, integra o projeto do PDES, como instrumento de conexão entre os entes públicos do Executivo Estadual, parceiros e o cidadão, e ainda, como estratégia para melhorar a educação e a inclusão social, fundamentais para o desenvolvimento e competitividade do Estado.
A banca avaliadora composta por membros da The Economist, CLP, Instituto Tendências, entre outras organizações conceituadas.
CONTAS SOB CONTROLE
No ambiente econômico do País marcado pela retração de sua própria atividade econômica, que já começa a dar sinais de reação, poucos foram os estados que conseguiram manter suas contas sob controle e, ainda, promover melhorias no atendimento ao cidadão e investir em infraestrutura, onde o Estado de Rondônia se destaca ao lado de Paraná e Pernambuco, os primeiros colocados no Prêmio Excelência em Competitividade, Ranking de 2017.
Produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que tem como parceira a Tendências Consultoria Integrada, o estudo é o mais completo da área em todo o País, desde 2011, com a análise de desempenho dos 26 Estados e do Distrito Federal em dez pilares – capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, potencial de mercado, segurança pública, solidez fiscal, sustentabilidade ambiental e sustentabilidade social, que em seus limites levou em consideração todo o esforço de Rondônia, destacando sua gestão governamental e seu planejamento para o futuro.
UM SALTO EM MELHORIAS
Na avaliação da CLP, além do bom desempenho em infraestrutura, segurança pública e sustentabilidade social, Rondônia deu um salto e melhorou bastante sua situação fiscal, tendo sido avaliado com nota B+ (1º lugar) pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda, ao lado do Estado do Pará, como os dois únicos estados brasileiros de economia sólida e equilibrada, habilitados, portanto, a contratar empréstimos e fazer financiamentos com o aval da União, privilégio que distingue Rondônia em outras frentes, em especial de preservação ambiental, tão fundamental em qualquer projeto de desenvolvimento.

Fonte: O.rondoniense