Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Tradicionalismo - Sartori reconhece divulgação do tradicionalismo gaúcho no Brasil e no mundo

Por http://www.rs.gov.br, 16/09/2017 09h12
 (Foto: http://www.rs.gov.br)
Foto: http://www.rs.gov.br

Sartori entregou diplomas de embaixadores e cônsules honorários a lideranças do movimento tradicionalista de outros estados da federação e do exterior - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini - Download HD (2,64 MB)

Nas comemorações da Semana Farroupilha de 2017, o governo do Estado reconhece os tradicionalistas que levam os costumes e a cultura gaúcha para além das fronteiras do Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira (15), o governador José Ivo Sartori entregou diplomas de embaixadores e cônsules honorários a lideranças do movimento tradicionalista de outros estados da federação e do exterior.

Para Sartori, o agraciamento é um momento oportuno em reconhecimento àqueles que levam o exemplo do 'povo aguerrido e trabalhador' para os demais povos e culturas nacionais e internacionais. “O Rio Grande do Sul vive tempos de travessia e vocês representam aquilo que temos de mais valioso: as pessoas. Continuem levando consigo o amor ao Rio Grande e espalhando o orgulho da nossa terra por onde passam”, almejou.

O secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, cantou trecho da música Negrinho do Pastoreio, em homenagem ao seu antecessor, o folclorista Luiz Barbosa Lessa, que muito contou sobre a história e tradição do estado em suas letras. “A tradição está aqui, no tempo, nas vestes e no futuro. Prossigam as suas caminhadas, onde quer que vocês estejam, reforçando a nossa identidade. A partir de hoje, com as honrarias que receberam, vocês estarão aquecendo ainda mais a tradição”, ressaltou.

Conforme o presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, João Ermelino de Mello, são mais de 20 milhões de tradicionalistas por todo o Brasil. “Somente em piquetes são mais de 5 mil nos três estados do Sul. Por isso, a nossa tradição está de parabéns. Devemos o nosso muito obrigado a essas prendas e peões que trabalham no RS pela nossa tradição. São vocês que fazem com que nos espelhemos e que as gerações futuras sintam e transmitam essa essência com orgulho”, reforçou.

O compositor e tradicionalista Nico Fagundes, falecido em 2015, foi lembrado durante a cerimônia como um dos maiores exemplos da cultura gaúcha. A cerimônia citou também de Paixão Cortes e teve declamação da porto-alegrense Liliana Cardoso. A banda da Brigada Militar deu início e fim à comemoração.

Novos embaixadores e cônsules da tradição gaúcha

Os títulos e diplomas são uma honraria entregue pelo governo do Estado desde 2008. Entre os novos embaixadores diplomados está o fundador do primeiro Centro de Tradições Gaúchas nos Estados Unidos e primeiro presidente da Confederação Norte-americana do Tradicionalista Gaúcho Brasileiro, Jatir Cosme Delazeri.

Reprodução (Foto: Reprodução)
Reprodução (Foto: Reprodução)

Conforme o tradicionalista, a instalação do centro cultural deu-se em 1992, em Los Angeles, onde segue até hoje com festividades que atraem a curiosidade dos norte-americanos. Os eventos ocorridos durante a Semana Farroupilha chegam a receber cerca de 800 pessoas e conta com a apresentação de danças e comidas típicas. “O estadunidense quando vê a prenda gaúcha se lembra da avó e relembra também do passado, porque a cultura é muito parecida com a nossa”, conta Delazari. “O dia de hoje mostra que o governo gaúcho percebe como é boa essa divulgação”, complementa.

Os diplomas de embaixador honorário também foram entregues a Luiz Lauro Klaus, representante do vice-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho de São Paulo, Eduardo Larsen; e a Jorge Francklin, representante do vice-coordenador da 40ª Região Tradicionalista, que foi patrão do Piquete de Tradições Gaúchas China Veia, na China, Crodoaldo Batista de Araújo.

Os diplomas de cônsules foram para Angelo Porfírio e Marcileia Capilania de Souza, do movimento tradicionalista de Mato Grosso; Alberi de Abreu, Darlan de Souza e Dalton Castro de Camargo, de Mato Grosso do Sul; Mário Cesar Dalpont Silvério e Renato Mendes, de Santa Catarina; Douglas Ferreira Schlichting e Elias Vizzotto, do Paraná; Edson Flores e Paulo Toscano, do Distrito Federal; Irany Varella e José Pereira, de São Paulo.

Governo homenageia gaúchos que propagam as tradições (Vídeo: YouTube)