Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Em visita ao Comando do Corpo de Bombeiros, em Porto Velho, governador Confúcio Moura elogia

Por Secom-Governo de Rondônia, 23/08/2017 18h11
 (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria

Em visita ao Comando do Corpo de Bombeiros, em Porto Velho, governador Confúcio Moura elogia economia e disciplina

Com unidades instaladas em 14 municípios, mas com bases em regiões estratégicas que ampliam sua presença, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia é um exemplo de operacionalidade eficiente diante das incertezas econômicas do país. A estrutura foi apresentada, no quartel da instituição, nesta terça-feira (22), ao governador Confúcio Moura.
“Estão de parabéns pela organização e gastos bem feitos”, disse Confúcio ao final da explanação feita pelo coronel bombeiro Felipe Santiago Chianca, comandante do Corpo de Bombeiros.
O quadro de pessoal e a forma como é empregado, as escalas de serviço, efetivo por município, tudo foi detalhado na apresentação do comandante da instituição.
O coronel Felipe Chianca frisou, sobre a parte disciplinar, que são poucas as alterações na tropa.
Ele também mostrou as obras questão em andamento e as que serão iniciadas, assegurando que para todas os recursos estão garantidos.
Os cursos que serão realizados ainda em 2017 e os previstos para o próximo ano também constaram na apresentação, bem como a forma como o dinheiro é gasto e as captações de recursos externos para aparelhar e qualificar a organização militar.
Chianca explicou que foram 34.784 as ocorrências atendidas no ano passado. Em 2017, até junho, já foram 14.832  sem incluir a demanda das queimadas que ocorrem na região a partir de julho.
A prevenção de desastres, na avaliação do governador Confúcio Moura, deve ser meta do Corpo de Bombeiros e para isto ele ofereceu a Infovia, a rede estadual de fibra ótica para transmissão de dados como contribuição.
Segundo o governador, o Corpo de Bombeiros deve fazer uso da melhor tecnologia para obter resultados, inclusive nas ações preventivas. Ele apontou uma ocorrência de incêndio que aconteceu  há dois meses em Londres, como exemplo de que é preciso ter atenção com a segurança dos prédios.
ALTERNATIVA
A admissão de oficiais engenheiros para agilizar liberação de projetos, uma demanda apresentada durante a palestra, por exigir muito tempo até ser concretizada, pode acontecer, conforme Confúcio,  através de contratação de escritório de engenharia, observada a legislação vigente.
“O momento atual do Brasil é preocupante. Não há recursos para investimentos. O que fazemos em Rondônia é resultado de muita economia”, alertou Confúcio Moura, para em seguida elogiar a forma disciplinada e organizada como é a gestão do Corpo de Bombeiros Militar do estado. “Estou satisfeito”, arrematou.
Ele recebeu do coronel Chianca um arquivo digital com todas as informações apresentadas.  “O senhor pode fazer a acompanhamento e cobrar”, finalizou o comandante.

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia