Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Ariquemes e Jaru ampliam público-alvo na campanha de vacinação contra o HPV

Por Por Diêgo Holanda, G1 Ariquemes e Vale do Jamari, 22/08/2017 08h09
 (Foto: Divulgação/Maurício Bazílio/SES)
Foto: Divulgação/Maurício Bazílio/SES

Ariquemes e Jaru ampliam público-alvo na campanha de vacinação contra o HPV
Jovens entre 15 e 26 anos agora podem ser vacinados. Antes, apenas meninos e meninas de até 14 anos tinham acesso à vacina.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ariquemes (RO) e Jaru (RO), a 290 quilômetros de Porto Velho, estão vacinando jovens de 15 a 26 anos contra o HPV, desde a última segunda-feira (21). Antes, apenas as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 estavam sendo vacinados. A ampliação do público-alvo ocorre por determinação do Ministério da Saúde, para evitar que vacinas vençam sem ser usadas nas cidades onde sobraram doses.
De acordo com a coordenadora da Gerência de Vigilância Epidemiológica de Jaru, Irineia Martins, a prevenção é o foco da campanha. “O índice de câncer de colo de útero, por exemplo, é muito alto, e um dos motivos é que muitas pessoas não tomam a vacina”, aponta. No entanto, ela comemora o alcance da meta em Jaru, onde cerca de 80% do público-alvo fixo já foi atingido.
Ações estão acontecendo nas escolas das duas cidades para conscientizar pais e alunos sobre a importância de tomar a vacina.
As doses também estão disponíveis nas UBSs dos distritos de Jaru-Uaru e Tarilândia, ambos em Jaru.
A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo do útero em mulheres. Para os homens, é proteção contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus.