Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

MP leva projeto de conscientização sobre violência contra a Mulher a Ji-Paraná e Mais

Por MPF/RO, 18/07/2017 18h32
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

MP leva projeto de conscientização sobre violência contra a Mulher a Ji-Paraná

O Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de apoio Operacional Criminal (CAOP-Criminal), realizará em Ji-Paraná, no período de 31 de julho a 04 de agosto, o Projeto "Lei Maria da Penha: diga não ao medo e à impunidade!".

O projeto tem como principal objetivo divulgar a Lei Maria da Penha nas comunidades dos diversos municípios de Rondônia, especialmente naquelas onde o acesso à informação é mais restrito. A iniciativa é executada por meio de apresentações e distribuição de material informativo em escolas, espaços considerados importantes focos disseminadores de conhecimento da sociedade.

Desde 2013, quando foi instituído, o projeto foi realizado em  distritos de Porto Velho e diversas cidades do interior do Estado. Este ano, a iniciativa contemplou o município de Jaru, havendo previsão de realização também em Presidente Médici, Pimenta Bueno e Ouro Preto do Oeste.

Programação

Pelo menos oito instituições de ensino serão atingidas pelo projeto na etapa de Ji-Paraná. No dia 31 de julho, será realizada uma ação na Escola Estadual 31 de Março. No dia 01 de agosto,  a iniciativa chega às Escolas Estaduais Coronel Jorge Teixeira de Oliveira e Inácio de Loyola, ambas no Distrito de Nova Londrina.

Ainda no dia 01 de agosto, a  Escola Estadual Tupã, localizada no Distrito de Nova Colina, recebe o projeto.

Já no dia 02 de agosto, será a vez das escolas  Aluízio Ferreira e Lauro Benno Prediger, localizadas em Ji-Paraná. Dia 03, o projeto será encerrado em Ji-Paraná, com ações nas escolas Jovem Gonçalves Vilela e Marcos Bispo da Silva.

MP move ação para que Município de Cabixi corrija irregularidades em transporte escolar

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Colorado do Oeste, ajuizou ação civil pública de obrigação de fazer e não fazer com pedido de tutela provisória antecipada de urgência, para que o Município de Cabixi seja obrigado a adotar uma série de medidas, visando fazer cessar irregularidades na prestação do serviço de transporte escolar naquele Município.

A ação foi proposta pelo Promotor de Justiça Thiago Gontijo Ferreira, após o MP ter constatado que o Município de Cabixi  tem utilizado veículos no transporte escolar de forma irregular.

Inspeções realizadas pelo Ministério Público apontam que veículos utilizados para o transporte de estudantes têm prestado o serviço sem terem sido submetidos à vistoria semestral realizada pelo órgão de trânsito. Outra falha observada é a de que, embora estejam com documentação em dia, alguns ônibus em circulação apresentam equipamentos obrigatórios danificados, tais como cintos de segurança e para-brisas. Há, ainda, o caso de um veículo, cuja documentação está em fase de regularização.

Em caráter liminar, o Ministério Público requer que o Município de Cabixi retire de circulação, imediatamente, os ônibus escolares nas situações em desconformidade com as normas legais.  A fim de que o serviço não seja interrompido, o MP requer, também liminarmente, que o Município adote as medidas necessárias para que tais veículos sejam substituídos por outros em situação regular.

Ao final, o MP requer que a ação seja julgada procedente, de modo que se confirme os efeitos da tutela, determinando que o Município se abstenha de transportar, autorizar e permitir o transporte de alunos, ainda que esporadicamente, em quaisquer outros veículos que não tenham sido vistoriados ou, ainda que vistoriados, não tenham sido aprovados nas vistorias semestrais do órgão de trânsito, bem como dos veículos que não possuam todos os equipamentos obrigatórios de segurança exigidos pela legislação de trânsito, entre outras medidas.

Fonte: Ascom MP/RO