Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Vacina contra a gripe será ampliada em RO para toda a população

Por Por Hosana Morais*, G1 RO, 05/06/2017 21h55
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Vacina contra a gripe será ampliada em RO para toda a população; cidades terão datas diferentes
Secretaria do estado informa que os municípios serão informados sobre a decisão. Em Porto Velho, as doses serão liberadas na próxima terça-feira (6).

vacina contra a gripe foi estendida para toda a população de Rondônia. Conforme o Ministério da Saúde, apenas 71,82% da meta foi alcançada, ainda assim, o Governo do Estado optou por ampliar a imunização para além dos grupos prioritários.
A Secretária Estadual de Saúde (Sesau) informou que os municípios estão autorizados a vacinar os moradores em geral a partir desta segunda-feira (5). A liberação foi anunciada pelo ministro da saúde Ricardo Barros na última sexta-feira (2) após os alguns estados não alcançarem 100% dos grupos prioritários, porém, a decisão de estender ou não a imunização ficou a critério de cada unidade federativa.
De acordo com a assessoria da pasta, um documento será enviado aos municípios informando a decisão de liberação e a campanha contra a gripe segue sem data definida para ser encerrada. Deveriam ser vacinadas em todo o estado 323.699 pessoas, mas até a última sexta, apenas 232.470 doses foram aplicadas.
As doses da vacina estão disponíveis para o público nos postos de saúde em todo o país. A imunização protege contra os três tipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano: H1N1, H3N2 e Influenza B.
Em Porto Velho, a Secretária Municipal de Saúde (Semusa) informou que foi notificada nesta segunda (5) sobre a liberação da vacina, mas que somente a partir da próxima terça-feira (6) os postos de saúde da cidade disponibilizarão a vacina para a população que não está inclusa nos grupos prioritários.
Ariquemes
No Vale do Jamari, a população pode se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de onde mora para receber a imunização. Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) de Ariquemes (RO) salienta que o município atualmente possui no estoque apenas a quantidade de vacinas aos grupos prioritários, e ainda não possui quantidade suficiente para atender toda a população.
A gerente de vigilância de saúde de Ariquemes, Sônia Carvalho, informou à reportagem que está em Porto Velho para conseguir a liberação de vacinas e evitar que os interessados fiquem sem receber a imunização.
Cacoal
Em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, as doses da vacina para a população em geral só será liberada na próxima segunda-feira, 12 de junho. De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Elizete Rangel, antes da liberação das doses é necessário cumprir com os compromissos que já haviam sido acordados com a população.
Até o momento, Cacoal atingiu 82,38% da meta e a expectativa é que até o final da campanha, que termina dia 9 de junho, 90% do público prioritário seja imunizado. A secretaria ainda não sabe quantas doses serão liberadas para o grupo geral.
“Nós já havíamos acordado com os moradores dos bairros periféricos, que sofrem com problemas de deslocamento, que iríamos oferecer a vacina em seus bairros. Nos dias 7, 8 e 9 de junho estaremos com a vacinação nos bairros São Marcos, Paineiras e Alfa Parque, atendendo aos grupos prioritários”, explica.
Guajará-Mirim
Em Guajará-Mirim (RO), a campanha para o grupo prioritário tem previsão de encerramento para o próximo dia 9. Segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Nuvepa), as vacinas contra a Influenza estão disponíveis para toda a população de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h.
Os postos de atendimento são o Carlos Chagas (Bairro Almirante Tamandaré), Sandoval Meira (Bairro Serraria), Irmã Maria Agostinho (Bairro 10 de Abril), de segunda a sexta-feira. Já o posto Altamiro Barroso (Bairro Liberdade) atende somente nas terças e o Delta Martins (Bairro Jardim das Esmeraldas) nas quintas.
Ji-Paraná
Cerca de 12 mil doses da vacina sobraram do grupo prioritário em Ji-Paraná, na região central do estado, de acordo com o diretor da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Rafael Araújo. As vacinas foram distribuídas em todos os postos de saúde da cidade e já estão disponíveis para a população a partir desta segunda-feira (5).
“Agora, qualquer pessoa que chegar nas unidades de saúde deve ser atendida. Não temos informação se chegará mais doses, inicialmente, é apenas para esgotar os estoques. Como são poucas doses disponíveis, acreditamos que em dois dias já terão acabado”, afirma Araújo.
Nova Mamoré
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Nova Mamoré, após o término da campanha principal os atendimentos continuarão sendo realizados normalmente para os grupos prioritários e a população em geral enquanto houver vacinas no estoque da rede de frios.
Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira no Centro de Saúde Planalto, no Bairro Planalto, das 8h às 13h.
*Colaboraram Jeferson Carlos, Magda Oliveira, Pâmela Fernandes e Júnior Freitas