Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Pedestres reclamam da falta de acessibilidade nas calçadas em Ariquemes

Por Por Diêgo Holanda, G1 Ariquemes e Vale do Jamari, 24/04/2017 12h43
 (Foto: Por Diêgo Holanda, G1 Ariquemes e Vale do Ja)
Foto: Por Diêgo Holanda, G1 Ariquemes e Vale do Ja

Calçadas inadequadas atrapalham a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida. Lei municipal aprovada em março passou a responsabilidade das calçadas à prefeitura.
A dificuldade de se locomover pelas calçadas é um dos problemas enfrentados pelos pedestres em Ariquemes (RO), região do Vale do Jamari. Calçadas desniveladas, quebradas, sem rampas de acesso e até com pequenos muros para impedir a passagem são algumas das características do espaço onde os pedestres deveriam ter prioridade.
Valdineia Alves Garcia usa cadeira de rodas desde a infância e reclama da falta de acessibilidade no bairro que mora, e principalmente no centro da cidade, onde além das calçadas irregulares ainda existem os veículos que estacionam em locais inapropriados.
“Eu acho difícil me locomover na cidade. Às vezes não tem rampa, quando eu quero atravessar a rua não tem faixa. É difícil, minha cadeira até quebrou. Tenho que andar onde os carros estão passando e eles não param pra gente passar”, relata.

Valdineia Alves Garcia usa cadeira de rodas desde a infância e reclama da falta de acessibilidade no bairro em que mora (Foto: Diêgo Holanda/G1)
Valdineia Alves Garcia usa cadeira de rodas desde a infância e reclama da falta de acessibilidade no bairro em que mora (Foto: Diêgo Holanda/G1)

No mês de março foi aprovado na câmara de vereadores de Ariquemes um projeto de lei que transfere a responsabilidade da construção dessas calçadas para a prefeitura. No projeto, não somente as áreas ao redor de órgãos públicos serão responsabilidade do executivo, mas as calçadas dos terrenos particulares também ficarão por conta do poder municipal.
Segundo o projeto de lei aprovado, com a prefeitura fazendo as calçadas, haverá uma padronização e melhor acessibilidade. O projeto ainda diz que devem ser priorizadas as calçadas das vias de maior movimento de pessoas, como por exemplo, próximo a órgãos públicos e regiões de comércio.

O autor do projeto, vereador Capitão Levi, diz acreditar que essa nova responsabilidade do executivo não deve pesar o orçamento. “Ariquemes tem poucas ruas que faltam ser asfaltadas. Quando concluir todo o asfalto a prefeitura deve partir para as calçadas”, conta.

O presidente da associação dos deficientes físicos de Ariquemes (Asdefari), Fernando Costa, diz que a acessibilidade é um sonho distante de se tornar realidade, mas se a prefeitura fizer o papel dela, deverão ocorrer avanços.
“Você encontra nas calçadas lixeiras, postes, árvores e outros. Tudo isso causa dificuldades à pessoa com deficiência que utiliza cadeira de rodas para se locomover nas vias públicas. Houve um avanço, só que isso está muito concentrado no centro da cidade. A dificuldade de locomoção é muito grande”, lamenta.
A assessoria de comunicação da prefeitura de Ariquemes disse que o prefeito ainda não tem conhecimento do projeto para dizer se vai sancionar ou não a lei. Disse também que a prefeitura possui projetos de construção de calçadas em várias partes da cidade.