Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Após reclamações, prefeitura decide suspender provisoriamente pagamentos do IPTU em Ariquemes

Por Por G1 Ariquemes e Vale do Jamari, 16/04/2017 15h15
 (Foto: Reprodução Google)
Foto: Reprodução Google

Pagamentos estão suspensos até que cálculos sejam refeitos e novos boletos emitidos. Contribuintes que já pagaram o IPTU devem procurar a prefeitura.

A prefeitura de Ariquemes (RO), região do Vale do Jamari, suspendeu provisoriamente a cobrança Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), após reclamações dos contribuintes acerca do valor cobrado. A decisão foi anunciada por meio de nota emitida na noite de sexta-feira (14). Os pagamentos estão suspensos até que os cálculos do imposto sejam refeitos e novos boletos 

Reprodução (Foto: Reprodução)
Reprodução (Foto: Reprodução)
Comunicado deve ser feito para anunciar sobre as novas datas de pagamentos e procedimentos para impressão ou retirada do novo carnê (Foto: Prefeitura de Iperó/Divulgação)
Segundo a prefeitura, em nota, no início de 2017 foi autorizado um reajuste de 6,58% do valor da zona fiscal. O imposto foi inserido no sistema de informática da prefeitura, que foi trocado em 2016, havendo migração das informações do antigo sistema para o novo.
Ainda conforme a prefeitura, o novo sistema realizou a cobrança de uma progressividade no imposto que provavelmente não estava sendo feita em anos anteriores. Por isso, era esperado um aumento para os terrenos não edificados. Já para os edificados, somente o índice de inflação era esperado.
De acordo com a prefeitura, a empresa responsável pelo sistema usado na emissão dos carnês disse que o aumento nos valores foram altos devido a uma cobrança retroativa da correção monetária de 2002 a 2016, que não estava sendo feita.
Várias pessoas reclamaram do valor cobrado, segundo o Executivo Municipal, que decidiu suspender a cobrança do imposto até que a empresa refaça os cálculos e emita novamente os boletos.
Um comunicado deve ser lançado para anunciar sobre as novas datas de pagamentos e procedimentos para impressão ou retirada do novo carnê. Os contribuintes que já pagaram o imposto foram orientados a procurar a prefeitura para que o valor pago acima do estabelecido no novo cálculo seja ressarcido.
SAIBA MAIS: http://www.ariquemesagora.com.br/eventos/