Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Sintomas de Ataque Cardíaco em Mulheres são diferentes. Conheça os 5 Sinais de Alerta!

Por Saudecuriosa, 30/03/2017 09h50
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Os sintomas de um infarto nas mulheres são muitas vezes diferentes dos sintomas nos homens. Por isso que cada vez mais está aumentando o índice de mortalidade feminina em termos de ataques do coração.

Em geral, os sinais de um ataque cardíaco eminente costumam se camuflar com o cansaço e com dores comuns que não damos muita importância. Vale a pena se aprofundar um pouco mais no assunto para o nosso bem.

Reprodução (Foto: Reprodução)
Reprodução (Foto: Reprodução)

Temos que deixar de lado essa clássica imagem de um homem segurando o braço ou tocando o peito antes de sofrer um ataque cardíaco, ou de sofrer uma angina. Novas pesquisas publicadas na revista de medicina “British Columbia”, dizem que o índice de afetados com um infarto é de 19% nas mulheres, em comparação com 13,7% nos homens.

Quer dizer, "alguma coisa" está acontecendo. E essa "alguma coisa" é que, frequentemente, as mulheres têm sintomas aos quais não prestam muita atenção ou não os levam a sério!

Normalmente as mulheres se preocupam mais com os familiares ao seu redor, do que com elas mesmas. É preciso ter cuidado, por isso é essencial que prestem muita atenção aos seguintes sinais:

1. Pressão no peito
Às vezes você pode sentir uma queimação no peito, uma pressão que produz cansaço. Pode ser que você o confunda com ansiedade, que fale para você mesma que está nervosa por causas das obrigações diárias. Mas se sentir essa sensação todos os dias, procure um médico para fazer um check up.

Nos homens é habitual, por exemplo, que esta pressão comece no peito e depois passe para o braço na forma de um estranho formigamento, mas nas mulheres costuma iniciar de uma forma focal no peito, e corresponde em geral a uma angina.

2. Dor

Dor (Foto: Reprodução)
Dor (Foto: Reprodução)

Dor leve na mandíbula, costas, ombros, pescoço ou ouvido são sinais de ataque cardíaco. As mulheres geralmente não sentem a dormência no peito e ombro como os homens, mas podem sentir um aperto correndo ao longo de sua mandíbula e descendo ao pescoço. Estas dores leves podem expandir-se para os ombros em direção ao lado esquerdo. Pressão no peito e parte superior das costas também são sinais de ataque cardíaco em mulheres.

3. Fadiga inexplicável e falta de ar
Mais de 70% das mulheres sofrem de fadiga extrema antes de um ataque cardíaco. Elas podem se sentir exaustas de repente, mesmo após pequenas tarefas como levantar de uma cadeira e ir para a cozinha. Confusão com sintomas de gripe também é comum.

Reprodução (Foto: Reprodução)

Reprodução (Foto: Reprodução)

Com frequencia os homens já recebem pequenos "avisos" de que algo não vai bem quando estão fazendo uma atividade física, ou estão trabalhando e, de repente, o braço paralisa ou não conseguem respirar. E quando descansam estes sintomas desaparecem. Mas nas mulheres é diferente! Nelas os infartos costumam acontecer quando estão sentadas ou mesmo dormindo.

Quer dizer, o infarto em si pode chegar com mais frequencia em um momento de repouso do que durante uma atividade.

Porém, existem sintomas aos quais deve-se ficar atenta, não se esqueça, um cansaço extremo, fora do normal, e dores na parte alta do peito. Preste atenção principalmente quando subir escadas e sentir uma sensação de asfixia, acompanhado dessa clássica pressão no peito, não hesite, procure um médico imediatamente.

Outro aspecto a ser lembrado é que os homens, por exemplo, costumam sofrer desmaios que já os avisam que existe um problema cardíaco. Mas as mulheres, no entanto, sofrem de pequenas vertigens que não as fazem perder a consciência. Por isso é tão comum não levá-las a sério. Qualquer indício deve ser levado em conta!

Se uma mulher é incapaz de adormecer, isso pode indicar um ataque cardíaco. É difícil detectar esse sinal, uma vez que pode ser devido a muitas outras razões. Mas, se você perceber uma perturbação prolongada em seu sono, esse pode ser um aviso de um ataque cardíaco. Um estudo descobriu que quase metade das mulheres que tiveram um ataque cardíaco experimentaram distúrbios do sono nos dias anteriores.

5. Sentir o estômago embrulhado

Reprodução (Foto: Reprodução)

Reprodução (Foto: Reprodução)

Mal-estar e sensação de estômago pesado. O que comemos nos cai mal e sofremos de uma espécie de acidez frequente, que termina em vômitos. É muito fácil confundir estes sintomas com qualquer outra doença, com qualquer outro incômodo cotidiano como o refluxo gástrico. Mas não o menospreze, especialmente se este mal-estar estomacal vier sempre acompanhado por um suor frio muito característico.

De repente você se sente cansada, com tremedeira, dor de estômago e com uma angústia muito aguda.

A maioria dos infartos e anginas costumam dar sinais. O maior problema nas mulheres é que elas costumam relacionar estes sintomas com outras coisas: o cansaço cotidiano, com a dor nas costas que sofrem todos os dias, com os nervos ou estresse que aperta no estômago ou no peito…

Mulheres... Se vocês estão sentindo um cansaço além do normal todos os dias, estão com dificuldade para respirar ou sentindo-se angustiada sem muita razão, procurem um médico. Prestem atenção em vocês também! Perceber a tempo esses sinais de infarto pode salvar sua vida. Compartilhem!

Fonte: Melhor com Saúde