Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

APA e FUNDAGRO lutam para a instalação de balanças em frigoríficos de Rondônia

Por Assessoria da APA, 17/03/2017 11h17
 (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria

Criado em 2016 com o apoio da Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA) e entidades ligadas ao setor do agronegócio, o Fundo de Desenvolvimento Agropecuário de Rondônia (Fundagro) quer a instalação de balanças frigoríficas independentes no interior das unidades de abate em Rondônia.

Com essa medida, os pecuaristas vão ter isenção na hora do abate do gado, com a certeza de que serão pagos pelo melhor peso dos animais, seja na balança do frigorífico ou na balança do Fundagro.

Além das balanças, a previsão e de que as unidades de abate de Rondônia tenham funcionários do Fundo para monitorar os abates e garantir os direitos dos produtores rurais.

O presidente da APA, Dorival Gaspar, pede a participação dos pecuaristas da região do Vale do Jamari, para fortalecer o Fundagro. “Só vamos conseguir conquistas se nos unirmos. Com o Fundagro temos chances reais de construir um futuro mais sólido para a pecuária de Rondônia”, afirma.

O Fundagro será composto por recursos destinados pelos produtores rurais na hora da emissão da Guia de Transporte Animal (GTA) de Abate, com a contribuição de R$ 1,00 por animal a ser abatido. Todos os recursos poderão ser fiscalizados pelos pecuaristas e acompanhados através do cronograma de investimentos que serão feitos.

Além das balanças é projeto da Fundagro: capacitar a mão-de-obra de profissionais que farão a conferência da pesagem dos animais a serem abatidos.

Participaram da fundação do Fundagro: Faperon, Aprro, APA, ARR, Asfrigo, Sindileite, Aecr, ACN e OCB.