Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Follador destina R$ 200 mil para o transporte dos alunos do IFRO

Por Ascom, 18/02/2017 10h20
 (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria

Atendendo a um pedido da Associação de Pais e Professores do Instituto Federal de Rondônia (Ifro/Ariquemes), o deputado Adelino Follador (DEM) encaminhou projeto destinando R$ 200 mil para o custeio do serviço de transporte de centenas de alunos da instituição, que dependem deste serviço para frequentar a escola.

   Follador disse que o Ifro foi construído sobre as antigas instalações da Escola Agrícola da Ceplac, no km 13 da RO-257, que liga a cidade de Ariquemes a Machadinho do Oeste, um percurso considerável de 16 quilômetros, segundo o deputado, que exige do poder público apoio contínuo para manutenção do serviço e consequentemente das aulas.

   O deputado citou as justificativas do projeto básico encaminhado pela Associação, ressaltando a situação socioeconômica (pobreza) da maioria dos estudantes do Ifro, similar praticamente ao perfil nacional, que continua na dependência de uma política pública de assistência estudantil concreta, capaz de tornar possível a execução mínima do projeto educacional, que se ressente da falta dessa diretriz e responde com alto índice de evasão escolar em âmbito nacional.

   Desde sua implantação no perímetro da RO-257, Adelino Follador tem sido um dos principais parceiros do Ifro, tendo dispendido recursos, não só para o transporte anualmente, mas também indicação ao Executivo para a obra de asfaltamento do trecho de 3,5 quilômetros do eixo da rodovia até a sede da escola, executada com o apoio e decisão do governador Confúcio Moura.

   O deputado agradeceu a acolhida e a deferência do diretor do Ifro, professor Osvino Shimith, que acompanhado do vice-prefeito de Ariquemes, Lucas Follador, também agradeceu ao parlamentar, em reconhecimento ao apoio que o Ifro tem recebido dele desde sua implantação, há cinco anos.

   Por seu turno, Adelino Follador disse que apoia com satisfação as atividades do Instituto, pela importância e pelo resultado do trabalho que realiza. Ele disse apenas que lamenta a falta de interesse de outros órgãos que deveriam tomar a frente e exigir, pelo menos no que diz respeito ao transporte escolar, o cumprimento da lei. Ele disse que o Ministério Público Estadual (MPE) chega a ser severo na fiscalização da prestação deste serviço em âmbito estadual e municipal, enquanto que o Ministério Público Federal (MPF) não se move em defesa do transporte escolar das instituições federais.

Fonte: Ascom.