Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Parque Botânico é revitalizado para atrair novos visitantes em Ariquemes

Por Jeferson Carlos Do G1 Ariquemes e Vale do Jamari com informações da Rede Amazônica Ariquemes, 14/02/2017 09h10
Conforme a Sema, novas áreas de lazer devem ser entregues em 60 dias. (Foto: Reprodução)
Conforme a Sema, novas áreas de lazer devem ser entregues em 60 dias. - Foto: Reprodução

Área de 12 hectares com mata primária está situada em meio à cidade.
Conforme a Sema, novas áreas de lazer devem ser entregues em 60 dias.

O silêncio da natureza foi interrompido por uma boa causa. Em meio à mata verde, máquinas e servidores municipais promovem através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a revitalização do Parque Botânico de Ariquemes (RO), na região do Vale do Jamari. De acordo com o órgão, o objetivo da ação é melhorar a infraestrutura do local e criar outros ambientes para a população que visita o parque, atraindo novos visitantes.
“Estamos retirando todo entulho e também removendo o resto da estrutura de concreto presente no solo que sobrou do passado, quando o local ainda abrigava um zoológico. A partir disto iremos planejar novas áreas de lazer para este local que estava parado há muito tempo”, comenta o secretário do meio ambiente, Anderson de Gásperi.
Considerado um dos principais pontos de turismo do município, o Parque Botânico está localizado dentro da área urbana e ainda possui aproximadamente 12 hectares com mata primária, ou seja, que ainda não sofreu nenhum dano desde a criação da cidade. Entre os atrativos que os visitantes encontram no interior do parque está uma lagoa com diversas espécies de peixes e uma trilha de caminhada, mas devido aos reparos a trilha está interditada.
Segundo Anderson de Gásperi, toda a estrutura deve ser liberada nos próximos dois meses de trabalhos. “Em 100 dias de nova gestão, parte da trilha estará recuperada e liberada para a população. Outro ponto importante é que a segurança no local voltou a reinar, pois não tivemos mais nenhuma ocorrência de roubo ou furto, o que impedia muitas pessoas virem até o local e desfrutar da natureza”, relata.
A estudante Stefany Barros conta que ficou feliz em ver a revitalização, pois visita o parque frequentemente e passa horas às margens da lagoa enquanto conversa com a família e amigos. “O parque está bem agradável, atualmente podemos ficar apor horas aqui sem ter preocupação nenhuma. E agora que eles estão arrumando todo o local, acredito que vai ficar muito mais bonito”, expõe.