Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

"Qual o Melhor Tênis? Com ou Sem Amortecimento?"

Por Saudecuriosa, 12/02/2017 19h10
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Tem aumentado de forma significativa o interesse por fitness, competição e mesmo pelo simples prazer de passar o tempo com algum exercício. Porém, mesmo com a maior popularidade da atividade física, treinamentos e pesquisas, a incidência de agressões não tem caído entre os corredores com o uso de tênis cada vez mais sofisticados em termos de absorção de impacto como se promete.

As pesquisas mostram que esse tipo de calçado almofadado, idealizado para reduzir esse impacto vertical abrupto nas extremidades inferiores causado pelo calcanhar golpeando o chão, tem gerado uma mudança biomecânica. E isso pode não ser exatamente o que o seu corpo precisa para correr sem agressões.

Já os tênis minimalistas que tem pouco ou nenhum amortecimento podem permitir um melhor tipo de resultado prático. Normalmente, as pessoas usam as corridas como um meio de reduzir o risco de doenças crônicas, porém cerca de 50% destes atletas acaba se lesando por anos.

Uma atitude simples seria mudar o tipo de tênis que usam, trocando-o pelo sem amortecimento, mas ainda há muita resistência quanto a isso.

Estes tênis de corrida modernos foram inventados na década de 70 e hoje dispomos de diversos tipos de amortecimento, até os mais básicos que só protegem os pés do contato direto com o solo.

Aprenda a correr da forma certa!

Corrida (Foto: Reprodução)
Corrida (Foto: Reprodução)

Por mais que você tenha nascido com a capacidade de correr, muitos não o fazem de modo eficiente. Da mesma forma que demora para se aprender a nadar, correr não é tão intuitivo como pode parecer.

É mais importante como um corredor corre do que o calçado que está nos pés. Mas, infelizmente, o que ele está usando pode acabar afetando como se corre.

Correr é um movimento complexo e requer técnica, aonde você aplica força ao seu corpo, mas de forma anatômica e fisiológica. E é aí que os estudos mostravam a importância de usar tênis com bom amortecimento.

A esperança era que, apoiado em um calçado altamente almofadado, você reduziria a força ou impacto em suas articulações, tendões e ligamentos, o que consequentemente reduz sua taxa de impacto, certo?

No entanto, recentemente os pesquisadores descobriram o oposto, aonde os verdadeiros corredores que usam sapatos com pouco ou nenhum amortecimento, com técnicas adequadas de corrida muitas vezes, apresentam menores taxas de impacto.
Em um estudo com 29 atletas corredores, comparou-se indivíduos que usavam tênis almofadado e corredores que usavam tênis simples, aonde se observou que no grupo com tênis simples, a incidência de lesões era menor.

Apesar destas novas evidências, ainda há posições que se mantêm favoráveis ao uso de tênis com bom amortecimento, e a conclusão que se chega é que:

Como você corre é mais importante do que qual tênis você está usando!

O biomecanismo de passada afeta o impacto sobre articulações que o seu corpo experimenta no exercício, e acertando o padrão de contato com o solo, alinhamento postural e flexibilidade são fundamentais. Portanto, a postura é fundamental, tanto no caminhar como na corrida

Referências bibliográficas:

Sports Health, 2012; 4(6): 480-484
Curr Sports Med Rep. 2012 Sep-Oct; 11(5):244-50..
Gait Posture. 2013 Jul; 38(3):490-4.
Sports Med. 2013 Dec; 43(12):1335-53.
J Sports Sci Med. 2014 May 1; 13(2):280-6.
Journal of Sport and Health ScienceVolume 3, Issue 2, June 2014, Pages 74–85
Journal of Sport and Health ScienceVolume 3, Issue 2, June 2014, Pages 137–142
J Sports Sci Med. 2015 May 8; 14(2):276-83.
Fonte: Dr. Rondó