Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Operação retira acampamentos e moradores de praças públicas em Ariquemes

Por Jeferson Carlos Do G1 Ariquemes e Vale do Jamari, 10/02/2017 21h37
Ação foi feita com auxílio da PM nesta sexta, 10, em Ariquemes (Foto: Jeferson Carlos/ G1)
Ação foi feita com auxílio da PM nesta sexta, 10, em Ariquemes - Foto: Jeferson Carlos/ G1

Legislação de Ariquemes proíbe ocupação humana em áreas verdes.
Secretário da Sema relata que está sendo oferecido auxílio ao moradores.

Uma operação retirou acampamentos e barracas provisórias das praças públicas e canteiros centrais de avenidas em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, nesta sexta-feira (10). A ação feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) teve apoio da Polícia Militar (PM),  Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e a Guarda Municipal. A retirada de barracas foi em cumprimento à legislação municipal que proíbe a ocupação humana das áreas verdes do município.
De acordo com um levantamento do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, foram identificados 12 pontos de aglomeração no município, com mais de 60 pessoas vivendo nas ruas. Em meio aos moradores de rua, alguns possuem problemas com álcool ou substâncias entorpecentes e acabam cometendo crimes de furtos ou roubos para manterem o vício, segundo a polícia.
Conforme o Secretário de Meio Ambiente, Anderson de Gásperi, a Sema é responsável por zelar e não permitir a ocupação humana os locais com áreas verdes. "Todas as pessoas que convivem nessas áreas foram notificadas anteriormente para retirarem os seus pertences dos locais públicos para evitar que ocorressem alguns transtornos", comenta.
Como muitos dos moradores de rua se instalaram nos espaços públicos da cidade, eles chegaram a fazer uma espécie de moradia improvisada e montam acampamentos com lonas nos canteiros centrais e nas praças do município.

Moradores de rua vão receber auxílio da prefeitura de Ariquemes (Foto: Jeferson Carlos/G1)
Moradores de rua vão receber auxílio da prefeitura de Ariquemes (Foto: Jeferson Carlos/G1)

Em contrapartida com a retirada dos acampamentos, o secretário informou que está sendo oferecido todo o auxílio possível para as pessoas que convivem nas ruas.
"Para aqueles que são outras cidades e desejam retornar para os locais de origens, faremos o contato com os familiares e encaminhá-los de volta, já os que são dependentes químicos e querem fazer tratamento no município de origem, iremos buscar um centro de tratamento próximo à residência em que mora. Já os que são daqui e desejam se recuperar do uso de álcool e drogas serão encaminhados aos trabalhos de acolhimento realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)", relatou Anderson de Gásperi.

Segundo a Sema, as abordagens nos locais públicos que possuem áreas verdes deverão ser realizadas todas as semanas para coibir a instalação de novos acampamentos.
"Iremos passar semanalmente nessas áreas para abordar aqueles que ocupam o local público de forma irregular e oferecer o tratamento para aqueles que precisam. Ninguém está sendo arrancados desses lugares, mas precisamos tirar o que não deveria estar instalados como barracas e alojamentos provisórios, pois o local é para trânsito de pedestres e lazer à sociedade", ressalta o secretário.

David Fernando

Sábado a Noite em Ariquemes – Bares e Baladas... Acompanhe