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Reserva online de matrículas na rede estadual começa nesta segunda, 23

Por Júnior Freitas Do G1 RO, 23/01/2017 11h52
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Serviço visa facilitar o processo de matrículas e evitar filas nas escolas.
Reservas poderão ser feitas entre os dias 23 e 27 de janeiro em Rondônia.

Em Rondônia, as reservas online de vagas na rede estadual de ensino começam nesta segunda-feira (23). O procedimento poderá ser feito até o dia 27 de janeiro através do site. O objetivo é facilitar o processo de matrículas e evitar filas nas escolas. O serviço é exclusivo para alunos da rede municipal e escolas particulares que estão migrando para a rede estadual. Apesar da facilidade, a reserva da matrícula feita pela internet deve ser confirmada de forma presencial na instituição de ensino.
Em Guajará-Mirim (RO), a 330 quilômetros de Porto Velho, esta é a primeira vez que o método será usado. A expectativa da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) é de dar celeridade aos procedimentos burocráticos no período de matrículas e acabar com as filas em busca de vagas nas instituições de ensino.
Por enquanto a única instituição que vai receber a nova forma de matrícula, na cidade, é a Escola Estadual Simon Bolívar, que também será a única a ter o ensino integral, outra novidade no ensino médio do município; a demanda é de aproximadamente 500 estudantes.
Entenda como funciona as reservas de matrículas online
Procurada pelo G1, a coordenadora regional de educação, Léa Moura, explicou como vai funcionar a nova forma de acessibilidade. Segundo ela, a reserva pode ser feita via online de qualquer lugar, mas a confirmação da matrícula é feita exclusivamente na escola em um prazo de até 24h após a reserva.
"Esse método veio para facilitar a situação dos pais para que acabem as filas. Eles poderão fazer a reserva de qualquer lugar, mas é importante ressaltar que a reserva não assegura a vaga, pois a matrícula tem que ser efetivada na escola em um prazo de 24h após a reserva feita via online. É simples, tudo muito rápido, basta levar os documentos necessários e o atendimento será em minutos, sem enfrentamento de filas. Os pais que não conseguiram o acesso online podem ir até a escola que serão atendidos do mesmo jeito, sem problemas", declarou a coordenadora.
Para confirmar a matrícula solicitada na reserva online, o aluno (se for maior de idade) ou o responsável por ele (no caso de menores) deve levar os seguintes documentos: o comprovante da reserva de vagas feita pelo site, certidão de nascimento ou casamento, RG e CPF, comprovante de residência atualizado, uma foto 3x4, histórico escolar ou declaração de escolaridade, certidão de inscrição em programa social (caso possua), RG do responsável no caso de matrículas de menores de idade.
Ainda de acordo com a CRE, os alunos que já eram da rede estadual não precisarão utilizar esse serviço, pois já tiveram suas matrículas confirmadas. O ano letivo nas 14 escolas estaduais das zonas urbana e rural de Guajará-Mirim inicia no dia 6 de fevereiro.