Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Facção pode ter participado de motim em presídio de RO, diz direção

Por Marco Bernardi Do G1 Ji-Paraná e Região Central, 19/01/2017 23h15

Aos leitores, ler com atenção!
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

GOE apreendeu armas no presídio de Ouro Preto do Oeste (Foto: Agepens/ Divulgação) (Foto: G1.com-RO)
GOE apreendeu armas no presídio de Ouro Preto do Oeste (Foto: Agepens/ Divulgação) - Foto: G1.com-RO

Confusão na Casa de Detenção de Ouro Preto foi na quarta-feira (18).
Treze detentos foram transferidos após princípio de rebelião na unidade.

A direção da Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste (RO), na região central do estado, e o serviço de inteligência do presídio não descartam a participação de facções criminais no princípio de rebelião ocorrido na unidade prisional, na última quarta-feira (18). Segundo o diretor de segurança, Cristiano Félix, integrantes de uma facção famosa podem estar envolvidos na confusão. Após o ocorrido, 13 detentos foram transferidos para presídios estaduais..
O motim na Casa de Detenção teve início após o banho de sol dos apenados, nesta quarta-feira, após os presos recusarem voltar às celas. Na ala feminina da unidade prisional, um grupo de detentas ateando fogo a sacos plásticos.
Conforme a direção, o presídio tem capacidade para receber 90 detentos e conta atualmente com cerca de 210 presos.
O princípio de rebelião só foi contido após disparos realizados pelos agentes penitenciários. O Grupo de Operações Especiais da Polícia Militar (GOE) realizou uma revista no local e apreendeu "chuchos" - arma branca feita artesanalmente- e baterias de celular.
Após realizar a transferência de 13 detentos, sendo oito homens e cinco mulheres, a direção do presídio estuda a causas que motivaram a realização do motim. O serviço de inteligência não descarta a influência de facções criminais rivais no princípio de rebelião ocorrido em Ouro Preto do Oeste.
"Estamos trabalhando para descobrir o real motivo desse motim e não descartamos a participação de facções criminais. Supostamente presos do PCC estão querendo usar esse momento de tensão que está acontecendo no sistema penitenciário, para tentar mandar no presídio local, como foi dito à nós por um apenado que liderou o princípio de motim", conta o diretor de segurança.
Armas apreendidas
Conforme a direção, os detentos da Casa de Detenção realizaram o motim após o banho de sol, na quarta-feira, quando os presos se recusaram voltar às celas. O princípio de rebelião só foi contido após disparos realizados pelos agentes penitenciários.
Durante a confusão, um grupo de detentas realizaram protestos na ala feminina da unidade prisional, ateando fogo em sacos plásticos.
Após a confusão na unidade prisional, o Grupo de Operações Especiais (GOE) realizou uma revista na unidade e apreendeu diversar armas com os presos.
Depois que os presos entraram nas celas, o GOE realizou uma revista no local e apreendeu vários produtos. "Encontraram várias armas artesanais, os chamados xoxos. Muitas baterias de celular", disse o diretor Cristiano Félix.
Entre os presos transferidos estão oito homens e cinco mulheres, que agora foram levados para presídios estaduais de Rondônia.