Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

"Cisto no Ovário: Você pode ter e não saber! Conheça os sintomas"

Por Saudecuriosa, Bem, Estar, 04/12/2016 12h01
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Se ficarmos atentos, o nosso corpo sempre está emitindo sinais. Quando nosso organismo está saudável, podemos perceber simplesmente pelo brilho e beleza da pele, dos cabelos e das unhas, por exemplo. E, quando algo está errado, recebemos outros sinais, que é o que chamamos de "sintomas".

Saber reconhecer os sintomas é muito importante porque nos leva a tratar o problema, aumentando as chances de cura.

O cisto de ovário é uma alteração benigna, que pode aparecer em mulheres jovens e idosas, e que não tem relação com câncer na imensa maioria dos casos. O cisto ovariano é uma lesão que, quando pequeno, não costuma provocar sintomas e pode desaparecer espontaneamente com o tempo.

No entanto, quando o cisto cresce muito, se rompe ou quando ele fica torcido no ovário, pode surgir sintomas. E, como a maioria das doenças, ele "avisa" quando chega, apresentando:

Inchaço abdominal
Dor durante a relação sexual
Dor pélvica antes e depois do ciclo menstrual
Intestino doloroso
Dor na parte inferior das costas ou coxas
Vômitos e náuseas
Seios hipersensíveis

A maioria desses sintomas pode ser confundido facilmente com o ciclo menstrual ou até mesmo a gravidez. No entanto, observe os sintomas abaixo e, se algum deles se repetir várias vezes, procure um médico urgentemente.

Dor aguda na pelve
Temperatura alta
Respiração rápida
Desmaios e tonturas
Confirmado o cisto no ovário, não se desespere. Seu médico há de curar você.

Além disso, há alternativas naturais para tratar o problema , tais como:

Cimicífuga (Actaea racemosa): esta incrível erva pode reduzir a dor menstrual. Você pode comprá-la na forma de comprimidos, vendidos em farmácias homeopáticas ou de manipulação.

Vitex agnus-castus: esta erva pode ajudar a equilíbrar os hormônios, mas as mulheres grávidas não devem usá-la.

Raiz de Maca: é mais conhecida como planta da fertilidade, mas também pode ajudar no equilíbrio hormonal do corpo e aumentar a produção de progesterona.

Tribulus terrestris: é ótima para o sistema reprodutivo e também normaliza a ovulação.

Raiz de dente-de-leão: é capaz de eliminar as toxinas do corpo e tem grande efeito calmante sobre os ovários.

Cardo-mariano (Silybum marianum): esta é uma das melhores alternativas naturais para a limpeza do fígado. Além disso, equilibra os hormônios e combate cisto de ovário.

Alcaçuz: ele tem grande efeito sobre o sistema endócrino e no trabalho das glândulas suprarrenais, além de dissolver cistos ovarianos. No entanto, se você tem hipertensão, evite a erva.

Flor do trevo vermelho (Trifolium pratense): é composta por fitoestrógenos, que agem como estrogênio no organismo. Ela tem a capacidade de equilibrar os hormônios e, assim, reduzir cistos e, eventualmente, fazê-los desaparecer.

Inhame selvagem (Dioscorea villosa): esta erva alivia a dor menstrual e também reduz as chances de aparecimento de cistos ovarianos.

Chá para cisto no ovário
A medicina popular brasileira tem um excelente chá para tratar este problema: o chá de quixaba. A quixaba (Sideroxylon obtusifolium) tem forte ação cicatrizante e anti-inflamatória.

Para fazer o chá, faça o seguinte: adicione 1 colher (sopa) da casca de quixaba em 500 ml de água e coloque para ferver.
Assim que levantar fervura, espere alguns minutos e desligue o fogo. Aguarde amornar e beba até 2 xícaras por dia (coe e não adoce).

O chá de quixaba, porém, é contraindicado a diabéticos dependentes de insulina porque provoca a redução do açúcar no sangue.

Suco para cisto no ovário

Outra receita excelente é o suco de limão e babosa. Anote a receita:

Ingredientes
1 colher (chá) de mel puro
suco de 1 limão espremido na hora
1 colher (sopa) de pólen
1 copo de água
2 colheres (sopa) do gel de babosa
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e beba ainda em jejum.

    As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.