Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Por que devemos limpar a Língua ?

Por Saudecuriosa, 29/11/2016 14h11
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Quando dormimos, nosso sistema digestivo permanece levemente ativo, e durante este período o corpo tenta fazer a remoção de toxinas que estão em excesso assim como dos resíduos provenientes da má digestão dos alimentos ingeridos no jantar. Parte destes são “enviados” para a superfície da nossa língua.
Se não raspar estas toxinas, elas serão reabsorvidas pelo organismo e desta forma agravar problemas respiratórios, digestivos, e consequentemente influenciar na sua vitalidade.

Tendo em conta que a digestão começa na boca, através da identificação dos sabores, é importante remover as toxinas que podem prejudicar esta capacidade, além de produzir mau hálito. A limpeza também ativa a produção de saliva e promove o fogo digestivo do corpo para ajudar na digestão ao longo do dia.
Esta prática além de equilibrar e fortalecer seu fogo digestivo, consequentemente melhorando seu sistema imune, protege e ajuda na saúde geral das gengivas, evitando assim vários desequilíbrios e consequências.
Como limpar?
Raspadores de língua são encontrados na maioria das farmácias. Se você tiver a oportunidade de encontrar um raspador de aço inoxidável prefira. Mas se não encontrar, pode ser os de plástico encontrados nas farmácias comuns. Numa emergência, uma colher de metal pode ser eficaz.
Lembrando que a manutenção da saúde oral deve ser feita todos os dias de manhã ao levantar-se e com o estômago vazio.Simulação (Foto: Reprodução)

Simulação (Foto: Reprodução)

Incline a cabeça um pouco para frente e para baixo, na sua pia.

Coloque a língua para fora, segure cada haste do raspador com uma mão, ou dependendo do modelo segure com uma mão só.
Introduza-o na boca e raspe a língua em movimentos suaves e repetitivos, de dentro para fora.
Enxague a boca.
Limpe o raspador e guarde.
E torne este habito diário, assim como escovar os dentes, tomar banho e comer. Compartilhe!

Fonte: Fonoaudiologia por Erica Sitta