Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Com muitos focos de dengue, Ariquemes entra em estado de alerta

Por Do G1 Ariquemes e Vale do Jamari, 29/11/2016 22h08
Ariquemes está em situação de alerta por causa da dengue (Foto: Ana Claudia Ferreira/G1) (Foto: G1.com-RO)
Ariquemes está em situação de alerta por causa da dengue (Foto: Ana Claudia Ferreira/G1) - Foto: G1.com-RO

Município atingiu o índice de 1,46%, sendo que o ideal é menos de 1%.
Em relação ao total de casos, foram 58 notificações em 2016.

Os altos índices de larvas do mosquito da dengue registrados nas residências de Ariquemes (RO), na região do Vale do Jamari, deixa a cidade em estado de alerta. Segundo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (Lira), o município atingiu o índice de 1, 46%. Cerca de quatro mil casas foram visitadas por agentes do setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), que coletou os dados entre os dias 7 e 11 de novembro e divulgou-os nesta terça-feira (29). De acordo com o Ministério da Saúde, o número seria considerado satisfatório se estivesse abaixo de 1%.
Em relação ao total de casos, a Secretaria já registrou 58 notificações de dengue em 2016 (até a última semana), e oito casos de vírus da Zika em gestantes. Para o coordenador do setor de endemias da Secretaria de Saúde de Ariquemes, Fábio Gonçalves de Lima, os números do Lira preocupa. “É urgente que cada morador se conscientize de que o combate à dengue e Zika precisa ser permanente, todos temos responsabilidade nessa missão” orienta o coordenador.
O coordenador, destaca que o principal motivo de infestão do mosquito continua sendo o lixo doméstico, cerca de 46% dos criadouros do inseto estão no lixo domiciliar. A situação é mais preocupante em três bairros da Zona Sul da cidade, sendo eles, os setores 9 e 10 e o Bairro Jorge Teixeira.
Lima explica que ações serão desenvolvidas nos próximos dias para orientar a população. Estão programados pit stop nas avenidas, com entrega de panfletos para conscientizar os moradores. A Prefeitura de Ariquemes pede a colaboração de todos para evitar água parada nas residências, realizando controle diário nos quintais para evitar que novos focos surjam no município.

Ana Claudia Ferreira com informações da Rede Amazônica Ariquemes
Do G1 Ariquemes e Vale do Jamari