Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

ARTIGO - Incontinência urinária O que é? Por Dra. Telma Lahera

Por Dra. Telma Lahera Fisioterapeuta pélvica Hospital Carlos chagas, 29/09/2016 07h15
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

 É a perda involuntária de urina, que causa problema social e higiênico no indivíduo. É um problema muito comum e atinge principalmente mulheres em todas faixas etárias. A causa dessa desse problema, pode estar relacionada à fraqueza da musculatura do assoalho pélvico, gravidez, parto, cirurgias pélvicas, obesidade, tosse crônica, tabagismo, constipação intestinal, menopausa, entre outras.
Quais os sintomas da incontinência urinária?
* Escape de urina ao tossir, espirrar, rir, agachar, carregar peso, etc...
* Urinar 8 vezes ou mais num intervalo de tempo de 2 horas;
* Acordar durante a noite 2 ou mais vezes para ir ao banheiro exclusivamente para urinar; * Perder urina enquanto dorme;
* Não perceber que perdeu urina; * Perder urina em repouso;
* Sentir que não esvaziou completamente a bexiga;
* Quando há uma vontade intensa e repentina de urinar, com perda antes de chegar ao banheiro.
Como é o tratamento com a fisioterapia pélvica???
No tratamento com a fisioterapia pélvica, são utilizamos aparelhos e exercícios específicos para o períneo, bem como o biofeedbck, cinesioterapia pélvica, eletroestimulação, cones vaginais, bem wa, e entre outros recursos que são utilizamos para manter a continência, ou seja não a perda de urina, apresentando ótimos resultados, sem efeitos colaterais. Dessa forma resgatando o bem estar físico, psicossocial, autoestima e automaticamente melhorando e apimentando relacionamento sexual.

Dra. Telma - Fisioterapia Pélviva (Foto: Reprodução)
Dra. Telma - Fisioterapia Pélviva (Foto: Reprodução)

Dra. Telma Ferreira de Souza - Fisioterapeuta Especialista em Reabilitação Pélvica. Pós graduada em Fisioterapia Pélvica Ginecologia, Uroginecologia Proctologia e sexologia funcional. Atuante na área Há 5 anos na cidade de Ariquemes e região, proporcionando saúde, prevenção, qualidade de vida e auto estima feminina.

Atende no Hospital Carlos chagas, Av. JK-Ariquemes-RO

Fone: 3536-3100