Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

ARTIGO - Disfunções Anorretais Dra. Telma Lahera – Ariquemes-RO Fisioterapeuta Pélvica

Por Dra. Telma Lahera, 19/08/2016 15h32
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Muitas pessoas, principalmente as mulheres, sofrem com as disfunções anorretais, problemas estes que envolvem o ânus e reto. Dentre as mais conhecidas estão a constipação intestinal (ou prisão de ventre) e a incontinência fecal (perda involuntária de flatos ou gases e fezes), que pode iniciar após um trauma perineal na hora do parto (esforço excessivo e/ou uso de fórceps).

Outro problema local é a constipação crônica, relacionada ao aumento do esforço intra-abdominal durante a defecação. Também a lesão na região anal durante alguma cirurgia na região pélvica pode ocasionar alguma disfunção anorretal, assim como há o risco aumentado nos casos de múltiplas gestações e partos e com o avanço da idade, ou as alterações hormonais da menopausa, que contribuem para o enfraquecimento muscular perineal.

Particularmente a perda de fezes é uma das situações que mais atrapalham o convívio social das pessoas, diminui a qualidade de vida, contribui para o isolamento social e depressão. Muitas pessoas não procuram tratamento por vergonha ou desconhecimento do mesmo, o que é um erro considerando que existe tratamento eficaz para o  problema, muitas vezes com exercícios relativamente simples.

]á a constipação intestinal é uma queixa muito frequente na população, devido especialmente aos maus hábitos alimentares, pouca ingestão de líquido, posicionamento inadequado durante a evacuação e uso de alguns medicamentos podem favorecer o aparecimento da constipação. Entretanto, existem outras causas que estão relacionadas com a musculatura que controla as fezes (músculos que ficam ao redor o anus e da vagina, ou músculos perineais). A dificuldade no relaxamento desses músculos dificulta a passagem das fezes; além disso, alguns pacientes têm incoordenação na hora de defecar (ao invés de relaxar essa musculatura para eliminar as fezes, ele contrai retendo as fezes e não permitindo a defecação). Todas essas situações têm indicação de tratamento com fisioterapia pélvica e podem ter resultados muito satisfatórios. O importante é procurar ajuda de um profissional de saúde para identificar a causa e utilizar os recursos mais indicados.

O tratamento com fisioterapia pélvica atua tanto no fortalecimento como no relaxamento da musculatura que controla as fezes. Dentre as técnicas mais conhecidas estão a eletroneuroestimulação, biofeedback, treinamento dos músculos do assoalho pélvico, treinamento retal com balonete, massagem do assoalho pélvico, modificação comportamental, treinamento vesical e conscientização corporal, devolvendo ao paciente sua auto-estima, autoconfiança e consequentemente melhorando sua qualidade de vida.

 

Dra. Telma - Fisioterapia Pélviva (Foto: Reprodução)
Dra. Telma - Fisioterapia Pélviva (Foto: Reprodução)

Dra. Telma Lahera - Fisioterapeuta pélvica. Pós-graduada em Urologia, Uroginecologia, Proctologia e Sexologia Funcional. Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica. Crefito - 176120 – F. Atendimento: Hospital Carlos Chagas Av. JK. 1640, Setor 02 - Ariquemes/RO. Telefone da Clínica (69) 3536-3100 / Celular (69)84936707.

Referências Bibliográficas:

FERREIRA, Lucas Lima; MARINO, Carvalho Lais Helena. CAVENAGHI, Simone Intervenção Fisioterapeutica na Incontinencia Fecal no Idoso. Disponivel em: . Acesso em: 10 Agos. 1014.

VASCONCELOS, Camila Teixeira Morreira. et al. Disfunçoes do Assoalho Pélvico, Perfil Sociodemografico e Clinicodas Usuarias de um Ambulatorio de Uroginecologia. Disponivel em: . Acesso em: 11 de Agos. 2014.

ARTIGO - Disfunções Anorretais Dra. Telma Lahera – Ariquemes-RO Fisioterapeuta Pélvica
ARTIGO - Disfunções Anorretais Dra. Telma Lahera – Ariquemes-RO Fisioterapeuta Pélvica