Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Livro será lançado em Rondônia

Por Folhabv.com.br, 22/06/2016 12h57
Ricardo Silveira mora em Boa Vista há dezesseis anos (Foto: Arquivo pessoal) (Foto: Reprodução)
Ricardo Silveira mora em Boa Vista há dezesseis anos (Foto: Arquivo pessoal) - Foto: Reprodução

O poeta Ricardo Ribeiro Silveira, sulista radicado em Roraima, lançará seu livro ‘Relincho de Potro’ em Rondônia.

“Nesta noite meus amigos, se cumpre mais uma etapa, difundindo a herança guapa, que nas veias a percorrer, é impulso para vencer e o que me faz resistir. Se alguém me ver desistir, vai ser depois de morrer”. Esse verso faz parte do Livro de poesias “Relincho de Potro”, de Ricardo Ribeiro Silveira, que será lançado em Ariquemes, Rondônia, no próximo sábado (25) no Festival Gaúcho da Amazônia Ocidental.

O evento conta com provas artísticas e campeiras e um grande leilão de cavalos crioulos, além de atividades culturais como danças tradicionais, poesia, instrumentais e provas de laço. 

“O convite para lançar o livro é uma grande honra, já participei das outras cinco edições do festival como concorrente na poesia, logrando-me campeão em 1º lugar. Recebi também o convite para ser jurado nessa modalidade, o que acredito ser um reconhecimento pelo meu trabalho”, comentou.

Ricardo nasceu em Santana do Livramento no Rio Grande do Sul, em 20 de dezembro de 1978 e mora em Roraima há 16 anos. O livro é uma forma de homenagear e matar as saudades das tradições gaúchas, que mesmo morando em Roraima, não deixou para trás. Além do livro, o autor lançou as poesias em uma versão narrada em CD.

Seu primeiro livro aborda temas como a música, as paisagens e os trejeitos da cultura gaúcha. O trabalho literário fez com que o escritor recebesse o prêmio de Consul Honorário da tradição gaúcha na Amazônia Ocidental.

Segundo ele, foi morando no extremo norte, com saudade de sua terra, que começou a escrever poesias para homenagear temas como o homem e suas origens. A cultura nativa transformou-se em rimas, versos e poesias em um livro de 250 páginas. São 51 poesias em que o poeta demonstra as características dos sulistas.

O autor se identificou com o Norte do Brasil, pois para ele, os poetas regionais também observam suas peculiaridades na construção de suas obras. “O retrato da paisagem, os comportamentos, a natureza e também o vento são tratados igualmente com respeito ganhando posição de destaque em suas criações. Mesmo morando no norte, escrevi um livro sobre a essência do gaúcho, que respeita e cultiva suas raízes. Através desses versos, mostro o amor pela cultura e tradição do povo do sul”, relatou o escritor.

Serviço
Festival Gaúcho da Amazônia Ocidental
Lançamento do Livro “Relincho de Potro”
Local: Ariquemes, Rondônia
Data: 25 de junho
Informações: 99145 6585