Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

PRESIDÊNCIA DA IDARON PASSARÁ A SER EXERCIDA POR SERVIDOR EFETIVO

Por Ascom, 17/06/2016 19h47
 (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria

Atendendo a pedidos de servidores e agentes políticos de várias regiões do Estado, o deputado Adelino Follador (DEM) deu entrada quarta-feira (15) com o projeto de lei complementar na Assembleia Legislativa para assegurar, no âmbito da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron), que a escolha para nomeação de seu presidente atenda rigorosamente o requisito de ser servidor efetivo do órgão.

Segundo o deputado, que é produtor rural, por onde se anda no Estado de Rondônia há uma queixa generalizada, principalmente dos produtores – pecuaristas e agricultores -, que se sentem desprestigiados e com dificuldades para se relacionarem que o órgão, que deveria ter papel orientador e não apenas de armazenador de dados sobre suas vidas e condição econômica.
Para Adelino Follador, outro fator que é decisivo e que justifica sua propositura é que os próprios servidores do órgão sentem injustiçados cada vez que alguém estranho aos seu quadro e sua função técnica é nomeado para a Presidência da Agência, criando um ambiente ruim, pouco produtivo e propício a queixas e reclamações, que interferem no trabalho e, consequentemente, no resultado que persegue, que é fiscalizar manter a sanidade plena da produção agrossilvopastoril do Estado.
Em sua visão, o exercício de certas funções no Administração Pública deve sofrer o mínimo de influência externa, como a Idaron, instituição pública que exige de seu gerente máximo todo conhecimento técnico. Segundo Follador, sua intenção neste caso, se insere na busca da profissionalização da função pública, que é universalmente reconhecida como um dos elementos mais importantes para garantir a eficiência, a eficácia e a legalidade dos atos públicos, neste caso, na prestação de serviços de qualidade aos produtores rurais.

PCSS E VALE TRANSPORTE PARA SERVIDORES DA EMATER

Follador disse também que recebeu terça-feira (14) em seu Gabinete o engenheiro Francisco Mendes Sá Barreto, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), e um grupo de servidores da estatal, que foram pedir seu apoio para desengavetar o projeto de Plano de Cargos e Salários dos servidores da empresa, que há 8 meses está parado no Palácio do Governo.
No mesmo dia o deputado levou a situação ao secretário-chefe da Casa Civil do Governo de Rondônia, Emerson Castro, a quem pediu providências para destravar a tramitação do processo e encaminhá-lo o mais rápido possível à Assembleia Legislativa para apreciação e votação. Pediu também que analisasse com urgência o pedido dos servidores da Emater sobre o benefício do vale transporte, uma reivindicação antiga de técnicos e servidores da empresa.

Fonte: Ascom.