Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Ariquemes participa da maior feira de agronegócio do Norte, 5ª Rondônia Rural Show

Por Comunicação-PMA, 30/05/2016 12h11
 (Foto: Arquivo PMA)
Foto: Arquivo PMA

O Município de Ariquemes, através da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic) participou da 5ª edição do Rondônia Rural Show, realizada na última semana, em Ji Paraná, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli importante evento que reuniu representantes e empresários ligados ao agronegócio, comércio de implementos agrícolas, adubos e fertilizantes, com a realização do Governo do Estado.

Á convite da Secretaria de Estado da Agricultura, o chefe do executivo municipal esteve presente na solenidade de abertura, que na oportunidade, o ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, o qual assumiu há pouco o atual ministério, ressaltou as perspectivas de incentivo ao Estado de Rondônia, por ser um estado em próspero desenvolvimento, considerada uma região altamente produtiva composta em sua grande maioria por pequenos e médios produtores rurais. " Esta é uma grande oportunidade para a geração de renda e emprego, pois mesmo em tempos de crise nacional, o nosso Estado promoveu a maior feira da região norte, que incentiva o pequeno e médio produtor.

No mês de fevereiro, ocorreu em Ariquemes uma prévia que antecipou a disponibilização de crédito aos micro, pequenos e médios empreendedores e agricultores da região. " Incentivamos esse processo através do Programa Municipal de Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca Familiar, onde disponibilizamos até 50 (cinquenta) horas/máquina de escavadeira hidráulica, bem como seu operador, ficando os encargos referentes ao óleo diesel, a cargo dos produtores beneficiados", expôs o chefe do executivo.

Representando o Governo do Estado, o vice-governador Daniel Pereira, expôs sobre a relevância desta grande feira que o crédito disponível será uma maneira de garantir que os negócios ultrapassem a expectativa de fechar mais de R$ 700 milhões em negócios.

Na ocasião, também estiveram presentes comitivas internacionais com o intuito de realizar negociações no Estado, para promover o comércio entre países como Bolívia, Equador, Cuba, Panamá, Peru, países africanos, como Angola, Etiópia, Zimbábue, Togo, Namíbia e Costa do Marfim, e os europeus da Polônia, República Tcheca e Bielo Rússia.

Ariquemes teve destaque também na exposição de agroindústrias, de frutas, condimentos, café, que são apoiadas por meio de programas do Município que oferecem estrutura através de equipamentos para a abertura de micro e pequenas indústrias. Todo acompanhamento técnico é realizado pela (Semaic), onde para expandir ainda mais os horizontes, atua na regulamentação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para obtenção do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), selo federal, que permitirá a expansão do mercado, possibilitando a exportação dos produtos do Município para todo o país.