Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Mãe é presa suspeita de jogar bebê de três meses no chão

Por Franciele do Vale Do G1 Ariquemes e Vale do Jamari, 02/05/2016 18h28

Aos leitores, ler com atenção!
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

 (Foto: Reprodução Jaruonline)
Foto: Reprodução Jaruonline

Mulher teria jogado o próprio filho após discussão com o pai da criança.
Bebê foi encaminhado para hospital infantil da capital, Porto Velho.

Uma mulher de 20 anos foi presa no domingo (1º), suspeita de jogar o próprio filho de três meses de idade no chão, durante discussão com o pai da criança, na residência do casal, em Jaru (RO), a cerca de 290 quilômetros de Porto Velho. O bebê teria sofrido deslocamento nas costelas, fratura no braço e escoriações pelo corpo, segundo relato de um médico à polícia. Ele foi encaminhado ao Hospital Infantil Cosme e Damião, na capital do estado, onde recebe todos os cuidados e acompanhamento do serviço social.

O delegado, Renato Batistela, disse que uma tia paterna da criança teria presenciado a cena e viu a cunhada atirar o bebê no chão, durante uma briga com o pai do menino. A criança foi levada pela tia ao Hospital Municipal Sandoval de Araújo Dantas de Jaru, mas devido à gravidade dos ferimentos, o bebê foi encaminhado para Porto Velho.

Ainda no hospital em Jaru, a Polícia Militar (PM) foi acionada e a tia relatou o ocorrido aos policiais. Os militares teriam ido até a casa da mãe da criança, mas não a encontraram no local. Tempo depois, a mulher se apresentou na delegacia na companhia do marido e os dois foram ouvidos. No depoimento, a mãe do bebê afirmou que deixou o filho cair no chão depois de um ataque de fúria, durante uma discussão com o marido.
Já o pai da criança, afirmou ao delegado que estava no carro para sair de casa, quando viu pelo retrovisor do veículo, o bebê caindo no chão. Ele não soube informar ao delegado se a mãe teria jogado a criança, ou a deixado cair. Ele contou ainda que não acompanhou o filho no hospital, para acalmar a esposa, já que ela teria ameaçado tirar a própria vida.
"O pai foi liberado, mas a mãe foi presa em flagrante por tentativa de homicídio qualificado e com agravante pela vítima ser um bebê", informou o delegado, que reiterou ainda que o juizado homologou a prisão em flagrante e decretou a prisão preventiva da mãe da criança.
A mulher foi encaminhada para o presídio feminino de Jaru, onde permanece à disposição da Justiça.
De acordo com assessoria criminal da Defensoria Pública de Jaru, nesta segunda-feira de manhã, foi realizada uma audiência de custódia e o juiz converteu a prisão em flagrante da mãe, em prisão preventiva, devido à gravidade do crime, que foi tentativa de homicídio contra o próprio filho. O caso está na Defensoria Pública, que informou ainda que ela não tem advogado e que não há previsão de quando a entidade deve entrar na Justiça para pedir a revogação da prisão preventiva.

Estado de saúde do bebê
O diretor do Hospital Infantil Cosme e Damião, Sérgio Pereira, disse que o bebê está recebendo todos os cuidados e que o serviço social acompanha a situação. Também informou que somente à tarde deve ser divulgado um boletim médico.

Depressão pós parto
Uma prima da mãe da criança, que preferiu não se identificar, contou que a suspeita é uma mãe cuidadosa e a família acredita que ela esteja sofrendo com depressão pós-parto, o que justificaria a agressão ao filho, já que a mulher não tem histórico de violência. "Estamos verificando para ela passar por um psiquiatra e psicólogo, porque ela não está no seu estado normal", alegou.