Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

MPF recomenda que governo de Rondônia faça tombamento da Casa dos Resky

Por MPF/RO, 06/02/2016 07h21
Residência foi a primeira construída em alvenaria em Porto Velho, em 1917 (Foto: Reprodução)
Residência foi a primeira construída em alvenaria em Porto Velho, em 1917 - Foto: Reprodução

A Casa dos Resky, construída em 1917, foi a primeira casa de alvenaria construída em Porto Velho. Para garantir que o patrimônio seja protegido e preservado, o Ministério Público Federal (MPF) emitiu uma recomendação ao governo do Estado para que faça o tombamento do imóvel.

A procuradora da República Gisele Bleggi ressalta na recomendação que a conservação de todo patrimônio histórico e artístico é de interesse público, por vários motivos, entre eles a vinculação a fatos memoráveis da história. “É dever do poder público garantir, apoiar e incentivar a valorização e a difusão do patrimônio cultural”, disse.

A legislação estadual estabelece que o tombamento tem uma sequência de procedimentos: com parecer do Conselho Estadual de Cultura, a Secretaria de Cultura e Turismo propõe a elaboração de um decreto de tombamento a ser assinado pelo governador de Rondônia; em seguida há a inscrição do imóvel no Livro de Tombo Estadual. A recomendação do MPF é para que sejam feitos os trâmites da Lei nº 71/85 e se realize o tombamento do imóvel.

A casa pertencia à família do libanês George Chediak Resky, comerciante que foi proprietário de dois cinemas, panificadora, lojas e outras empresas na cidade. O imóvel está localizado à rua José de Alencar, esquina com rua Riachuelo, no Centro de Porto Velho, próximo à avenida Sete de Setembro.

MPF recomenda que governo de Rondônia faça tombamento da Casa dos Resky