Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Teste da Orelhinha - Dr. Alexandre Nóbrega na CLIMED

Por Reprodução, 18/01/2016 05h42
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Teste da Orelhinha - Dr. Alexandre Nóbrega na CLIMED

Exame fundamental para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição onde, após a sua realização, é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente - se detectadas.

O ouvido de um bebê começa a se desenvolver no útero da mãe (20º semana de gestação) e é um órgão delicado e sensível, que pode sofrer danos. A audição normal é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e do aprendizado escolar. A maior parte dos casos de surdez só é descoberta quando a criança já deveria estar falando e não fala, perdendo-se aí um tempo precioso no tratamento.

O Teste da Orelhinha, também chamado de Triagem Auditiva Neonatal ou de Emissões Otoacústicas, é um exame fundamental para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. Após a sua realização, é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente.

COMO FUNCIONA O EXAME?

• Exame rápido, não dói e não são usados medicamentos;
• Realizado em sono natural;
• É colocado um pequeno microfone acoplado a um equipamento digital na orelha do bebê, que emite sons de fraca intensidade, recolhendo e registrando as respostas que a orelha interna produz;
• Deve ser feito preferencialmente em recém-nascidos, mas também pode ser feito em pessoas de todas as idades.
 

Teste da Orelhinha - Dr. Alexandre Nóbrega na CLIMED
Teste da Orelhinha - Dr. Alexandre Nóbrega na CLIMED