Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Tremor registrado no Peru atinge cidades de Rondônia nesta terça

Por G1 de Rondônia, 24/11/2015 17h39
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Abalo foi sentido na capital Porto Velho e em Ariquemes, no Vale do Jamari.
Segundo Serviço Geológico dos EUA, epicentro foi de 7,5 graus.

O tremor de magnitude 7,5 registrado entre a fronteira do Brasil e Peru, na noite desta terça-feira (24), foi sentido em Porto Velho, Ji-Paraná (RO), Buritis (RO) e na cidade de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. De acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS), o epicentro foi no Peru e aconteceu por volta de 20h45 (horário de Brasília).
Tremor no Peru Terremoto Abalo Sísmico (Foto: Editoria de Arte/G1)

Em Porto Velho, o tremor foi registrado em vários bairros com prédios, como o São João Bosco e Liberdade. Assustados, alguns moradores saíram para a rua.
Por telefone, o cabeleireiro Tony Moreira, de 58 anos, contou que se assustou com o abalo sísmico e correu para a rua.
"Eu estava na minha cozinha, aí ouvi as janelas do quarto batendo. Quando cheguei lá parou, mas de repente voltou. Quando voltei para a cozinha vi a janela também tremendo. Peguei minhas cachorras e desci do prédio. A sensação era como se estivesse surfando, lentamente. Pessoal do prédio tudo chorando e as crianças assustadas", relembrou.
A publicitária Ivana Frazão Tolentino, que reside em Porto Velho, contou que estava na agência quando sentiu o prédio tremer. "Achei estranho. Outros funcionários também sentiram. Pensamos em sair do prédio, mas não foi necessário", descreveu.
Segundo a professora Janaina Saldanha, também da capital, o tremor na cidade foi tão forte que algumas pessoas saíram correndo para a rua. "Moradores próximo a um edifício de chá sentiram o prédio balançar. Todos desceram rapidamente pela escada de incêndio e aguardavam por informações", diz.
Morando no 6° andar de um prédio, a funcionária pública Débora Alves da Costa disse que no momento do tremor pensou que estava passando mal. "Senti a parede movendo. Parecia uma gelatina. Tava falando com minha mãe por telefone e daí pensei que estava passando mal, mas aí minha filha disse que o prédio estava mexendo. Demorou uns cinco a seis segundos. Afastei-me da parede e sai correndo pelas escadas para fugir", relembra.
Ao G1, o Corpo de Bombeiros de Porto Velho informou que registro quatro chamadas durante o tremor e que duas equipes vão avaliar a estrutura de três prédios da capital para saber se a estrutura não foi comprometida.