Ariquemes, 24 de abril de 2014
Manifestações históricas no Brasil é destaque no Mundo ACOMPANHE VEJA FOTOS - Ariquemes AGORA - A notícia no seu tempo |

Manifestações históricas no Brasil é destaque no Mundo ACOMPANHE VEJA FOTOS

18/06/2013 , G1.com SP
 (Foto: Reprodução Google)
Foto: Reprodução Google
O Facebook e a Internet tiveram também um papel importante para estes manifestantes (Foto: Noticiadaki - UOL, Folha)
O Facebook e a Internet tiveram também um papel importante para estes manifestantes (Foto: Noticiadaki - UOL, Folha)

(+300 de Fotos) Manifestações históricas no Brasil é destaque em todo o mundo. Confira

As grandes manifestações que se realizaram na segunda-feira no Brasil, consideradas as maiores das últimas décadas, são apenas contra o aumento dos transportes? Um estudo do Instituto Data Folha sugere que esse é o principal motivo das pessoas que saíram à rua em São Paulo, mas há outras razões (como a corrupção, a violência policial ou os políticos) que estão a mobilizar os cidadãos brasileiros.

Segundo o estudo do citado pelo jornal Folha de São Paulo, 84% dos inquiridos não têm preferência por qualquer partido político, 71% participaram pela primeira vez num protesto e 53% têm menos de 25 anos. Os dados mostram também um maior peso de estudantes (22% entre os manifestantes, quando representam apenas 5% da população brasileira) e de pessoas com ensino superior (77% dos que protestam, quando são apenas 22% da população).

Imagens como esta foram destaque no mundo inteiro (Foto: Noticiadaki - UOL, Folha)
Imagens como esta foram destaque no mundo inteiro (Foto: Noticiadaki - UOL, Folha)

O Facebook e a Internet tiveram também um papel importante para estes manifestantes. Segundo a Folha, 81% dos inquiridos souberam da manifestação pela rede social e 85% pesquisaram informação na Internet.

Estas estão a ser consideradas as maiores manifestações no Brasil desde 1992, quando muita gente saiu à rua para protestar contra o Governo do então Presidente Fernando Collor de Mello.
Esta vaga de protestos começou a 6 de Junho, contra o aumento das tarifas nos transportes públicos, e prosseguiu nos dias seguintes, com novas mobilizações.
Na segunda-feira, o protesto no Rio foi o mais importante, mobilizando 100 mil pessoas, que ocuparam pacificamente o centro da cidade. Em São Paulo, saíram à rua perto de 65 mil pessoas. E houve também concentrações importantes em Brasília, Maceió, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Belém e Belo Horizonte.

Esta agitação popular coincidiu com o início da Taça das Confederações de futebol, que começou no sábado e serve de teste para o Mundial de futebol que o Brasil organiza no próximo ano (12 de Junho a 13 de Julho). A Presidente Dilma Rousseff foi mesmo vaiada na cerimónia de abertura, no sábado passado.

“Durante muitos anos, o Governo alimentou a corrupção. As pessoas estão a manifestar-se contra o sistema”, disse à Reuters Graciela Caçador, uma vendedora de 28 anos, que esteve na manifestação de São Paulo: “Gastaram milhões de dólares em estádios e nada na educação e na saúde.”

Segundo números do último relatório, os custos do Mundial 2014 já ultrapassaram os 26.500 reais (9200 milhões de euros) e estima-se que possam atingir os 33 mil milhões (11.500 milhões de euros). O valor previsto inicialmente era de 23.800 reais (8300 milhões), sendo que o Estado brasileiro (governos federal, estaduais e municipais) assegura 85% do financiamento.

 

Brasil (Foto: Noticiadaki - UOL, Folha)
Brasil (Foto: Noticiadaki - UOL, Folha)

A maior fatia será gasta na mobilidade urbana (3000 milhões de euros), logo seguida pelos estádios (2500 milhões de euros) e aeroportos (2400 milhões). Outras parcelas com algum significado são a segurança (630 milhões de euros), os portos (240 milhões), as telecomunicações (130 milhões) e o turismo (74 milhões de euros).

Os custos com os 12 estádios que vão receber o Mundial 2014 derraparam, passando de 1900 milhões para 2500 milhões de euros.

CLIQUE AQUI A ACESSE A GALERIA COM FOTOS DAS MANIFESTAÇÕES EM TODO PAÍS

Tópicos:
Fotos e eventos ver todos os eventos
TROFÉU PERSONALIDADES EM EVIDÊNCIA DIA 24

TROFÉU PERSONALIDADES EM EVIDÊNCIA DIA 24

TROFÉU PERSONALIDADES EM EVIDÊNCIA DIA 24 EM ARIQUEMES O Evento acontecerá no Espaço Felicité, no dia 24 de Abril às 20h, na cidade de Ariquemes com presença da atriz e apresentadora, Helen Ganzaroli que fará presença vip.
Notícias relacionadas todas as notícias
• CONVITE - Lançamento da 1ª FENICC - Feira de Negócios Imobiliários e Construção Civil em Ariquemes
• Embrapa 41 anos: Moreira ressalta a importância da empresa para o País
• Prefeito apresenta detalhes sobre novas pavimentações para Ariquemes
Sua opinião
Você é a favor da Pena de Morte?

 

 

 

 

 © Todos os direitos estão reservados - Ariquemesagora.com.br - A notícia no seu tempo

  Esta permitida a reprodução ou distribuição parcial ou total de qualquer notícia desde de que seja citada a fonte da mesma.