Rondônia - 29 de Julho de 2014
   

ADRV Alterações difusas da repolarização ventricular: isso é grave?

ADRV Alterações difusas da repolarização ventricular é uma das alterações mais comuns encontradas

sopronocoracao.com, 20/06/2012 18h33
  
  
     
 (Foto: Foto Ilustrativa)
Foto: Foto Ilustrativa

 

ADRV – Alterações difusas da repolarização ventricular é uma das alterações mais comuns encontradas no eletrocardiograma. É uma alteração no eletrocardiograma e pode significar quase todo tipo de doença… ou até mesmo, nenhuma doença.

 

O nome que foi dado a esta alteração assusta o paciente que lê, pois parece que o ventrículo (“a parte mais importante do coração”) está difusamente doente (“todo doente”). Mas não é isso. Na figura acima, a alteração se encontra na parte “rosa” do eletrocardiograma – a onda “T” não costuma estar presente ou está achatada (vide imagem).

O mais interessante é que esta alteração não dá ao cardiologista nenhuma pista de nenhuma doença específica do coração… O médico precisará de outras informações para conseguir chegar a um diagnóstico preciso e, muitas vezes, não encontra nenhum.

Mas é muito comum a ADRV estar presenteem pacientes com hipertensão arterial, comhipertrofia ventricular esquerda, com infarto, com mais de 50anos, gestantes, crianças, problemas de válvula… e uma série de outras situações.

Assim, se eu tivesse uma ADRV no meu eletrocardiograma, não me preocuparia. Aguardaria com calma a consulta com o cardiologista para outros esclarecimentos, principalmente se eu estiver assintomático.

As ADRV podem reprovar em um concurso público?

No geral, não! O importante, como disse, é o coração estar normal. O médico assistente irá avaliar se o coração está normal – se estiver, não há contra-indicações para o trabalho. Fato semelhante ao que ocorre no BRE (bloqueio do ramo esquerdo) e na arritmia sinusal e em diversas alterações no eletrocardiograma.

Leitor de noticia - Baixo
Últimas notícias

ADRV  Alterações difusas da repolarização ventricular: isso é grave? - Foto: Jornalista divulga vídeo do 1º contato dos índios isolados com Funai no Acre

ADRV  Alterações difusas da repolarização ventricular: isso é grave? - Foto: Ariquemes - Jovem é preso ao tentar passar nota de R$ 100,00 falsa em Distribuidora de Bebidas

ADRV  Alterações difusas da repolarização ventricular: isso é grave? - Foto: Aviso das Licitações 004/005 e 006/2014 PNAE e PMAE


  © Todos os direitos estão resevados
Ariquemesagora.com.br - A notícia no seu tempo!
Leia nossa politica de privacidade
Está permitida a reprodução ou distribuição parcial ou total de qualquer notícia desde de que seja citada a fonte da mesma.